O “Tempero Musical” percorreu 10 Restaurantes Comunitários do Distrito Federal com apresentações de músicas brasileiras instrumentais entre os dias 16 a 29 de maio. Selecionado pelo Fundo de Apoio a Cultura (FAC), o Projeto levou diversão aos Restaurantes Comunitários e homenageou os trabalhadores.
“A música traz alegria, melhora o ambiente, deveria ter sempre”, afirma Joana Pereira, de 63 anos, frequentadora do Restaurante Comunitário de Ceilândia.
“Hoje estava só de passagem pelo Restaurante, fiquei surpreso ao ouvir a música e decidi entrar. Música boa alegra todo mundo. Achei o projeto muito interessante e de muita qualidade”, conta Carlos Silva, de 54 anos.
Para Gabriela Sandoval, Diretora de Educação Alimentar e Nutricional da Sedest, ações como o Tempero Musical são fundamentais para promover o contato e apropriação dos espaços dos Restaurantes pelos frequentadores. “A música torna o ambiente mais agradável e aproxima os frequentadores do Restaurante. É fundamental que as pessoas se sintam responsáveis por esses espaços”, disse.
“Existe na Sedest um estudo para implantar o projeto “Cultura também alimenta”, para oferecer atividades culturais nos Restaurantes Comunitários de forma permanente”, complementa a Diretora.
O Projeto Tempero Musical passou pelos Restaurantes Comunitários de Sobradinho, Paranoá, Itapoã, São Sebastião, Riacho Fundo, Samambaia, Recanto das Emas, Gama, Estrutural e Ceilândia.
No DF funcionam 13 Restaurantes Comunitários (RCs) que oferecem a refeições ao custo de R$ 1,00 (um Real) para o usuário. Mensalmente, os Restaurantes Comunitários servem mais de 900.000 refeições.