Servidores elogiaram a capacitação
Ocorreu hoje (08) o encerramento do Treinamento de Executores de Convênio, ofertado pela Subsecretaria de Assistência Social – SUAG. Claus Silva, servidor da Unisuas, achou que a capacitação foi: “Esclareceu todas as minhas dúvidas sobre convênios, responderam as perguntas com competência e foram objetivos. Muito bom mesmo, excelente o curso.”
Gabriela Costa – Ascom/Sedhs
O curso foi ministrado pela Daniele Carvalho, que explicou sobre a legislação, os direitos e deveres dos executores e sobre os fluxos de trabalho, pelo Hernany Castro, ministrou a respeito da legislação da Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e o que deve constar no relatório relativo a serviços, e pelo Alexandre Henrique que finalizou com a capacitação, explicando sobre prestação de contas.
Para Elisama Santos, o curso foi muito proveitoso por ter exemplos na prática, que acontecem normalmente, e ela completou que: “Abre muito a mente na questão que sou executor. Fico preso a esse contrato, mas uma forma de fiscalizar, de ficar de olho, fazendo com que a aplicação do recurso público seja mais eficiente”.
A capacitação foi a primeira realizada pela SUAG e é umas das três primeiras ações que serão realizadas. A segunda ação será um curso de prestação de contas para as entidades, devido às inúmeras irregularidades nos contratos, de acordo com o subsecretário Bruno Sena: “o interessante é que a entidade utilize o dinheiro no atendimento ao usuário”. A terceira ação será um trabalho reverso da SUAG, conhecendo a parte fim. Fazer uma análise das entidades e ver a consequência dos processos na ponta, de como o valor recebido está sendo utilizado.
Gabriela Costa – Ascom/Sedhs