Durante os três dias de congresso foram debatidos temas relacionados ao sistema único de assistência social.
Brasília (16/10/2015) – Nos dias 13, 14 e 15 de outubro ocorreu a XI Conferência de Assistência Social do Distrito Federal, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O encontro avaliou a política de assistência social e as diretrizes para aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Wellington Reis – Ascom/Sedhs
Usuários dos serviços socioassistenciais, representantes de entidades de assistência social, trabalhadores do SUAS e governo discutiram questões essenciais para a melhoria da gestão do SUAS no Distrito Federal e firmaram compromisso com a construção do II Plano Decenal do SUAS.
Das discussões realizadas, foram definidas 30 proposições que serão levadas para apreciação na X Conferência Nacional de Assistência Social, que ocorrerá nos dias 7 a 10 de dezembro/2015, em Brasília-DF. Das trinta propostas, 15 são direcionadas para o Distrito Federal e as outras 15 para a União.
Wellington Reis – Ascom/Sedhs
Foram eleitos, também, 18 delegados que representarão o DF na conferência nacional. Desses, nove são representantes do governo e nove da sociedade civil, dividido entre os segmentos de usuários, de representantes de entidades e de trabalhadores do SUAS.
A Conferência de Assistência Social do DF é uma importante instância de participação social, em que se avaliou a política de assistência social e definiu diretrizes para o aprimoramento do SUAS em âmbito local.
Wellington Reis – Ascom/Sedhs
Em âmbito distrital, a Conferência é precedida pelas Conferências regionais, realizadas entre os dias 9 de setembro e 3 de outubro, em diversas regiões do DF. Foram avaliadas as deliberações das conferências regionalizadas anteriores, analisados os avanços e as conquistas, bem como, os desafios e as dificuldades enfrentadas para a construção e a consolidação do SUAS, em cada região administrativa.