(15/08/2011 – 14:49)
Na tarde desta sexta-feira (12), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (SEDEST) promoveu a I Reunião Temática Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional para População Negra, Povos Indígenas, Comunidades de Terreiros e Comunidades Ciganas no Centro de Convenções Israel Pinheiro.
A reunião teve como objetivos possibilitar reflexão e sistematização das demandas específicas das comunidades e povos tradicionais para apresentação nas discussões da 3ª Conferência Distrital de Segurança Alimentar e Nutricional e indicar delegados do DF para cumprimento das 8 vagas-cota da 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, sendo 1 vaga para indígenas, 1 para quilombola, 2 para povos de terreiro, 3 para população negra e 1 para outros povos e comunidades tradicionais.
A secretária Arlete Sampaio, em sua fala na mesa de abertura, fez uma contextualização das conquistas na área social no Brasil e citou o reconhecimento da assistência social como uma política pública garantidora de direito. Destacou a importância e ineditismo do GDF em ouvir os povos e comunidades tradicionais. “Esta é a primeira vez que vocês são chamados a participar. Queremos (GDF) que vocês possam nos dizer quais são as demandas para desenharmos uma política para atender todos vocês”, enfatizou.
Estiveram presentes 48 representantes dos povos indígenas, comunidades cigana, e de Terreiros, remanescentes de quilombo e população negra. Além da secretária Arlete Sampaio, a secretária Especial da Promoção da Igualdade Racial, Josefina Serra dos Santos, o vice-coordenador da Comissão Permanente de SAN de Povos e Comunidades Tradicionais do CONSEA Nacional, Pedro Kitoco e a subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional, Fátima Carvalho.