(29/08/2011 – 17:17)
Usuários, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e representantes de entidades socioassistenciais de Brasília, Cruzeiro, Sudoeste e Octogonal discutiram, neste sábado (27/08), propostas de melhorias para o SUAS durante a Pré- Conferência de Assistência Social.
O evento contou com a participação de cerca de 140 pessoas e foi realizado na Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde.
A mesa de abertura do evento foi composta por Ana Lígia Gomes, Presidente do Conselho de Assistência Social do DF (CAS/DF) e subsecretária de Assistência Social da Sedest; Gláucia Gomes, Conselheira do CAS, Cláudia Sabóia, Assessora Especial da Sedest e Ivone Cabral representante dos usuários dos serviços de assistência social.
A Assessora Especial Cláudia Sabóia, explicou o Plano de Superação da Extrema Pobreza – DF Sem Miséria e ressaltou a importância das Pré- Conferências. “Este é um processo bastante rico. É um passo muito importante ouvir os anseios, vontades e sugestões de melhorias dos serviços ofertados pela Sedest”, afirmou Sabóia.
Discursando sobre melhorias no SUAS, a Conselheira do Conselho de Assistência Social, Glaucia Gomes explicou sobre os serviços e desafios do CAS/DF. “O Conselho existirá independente da vontade do governante. Nosso grande desafio é fiscalizar e propor iniciativas de consolidação do SUAS para que as pessoas tenham serviço de qualidade. Temos que ouvir o que o governo tem a nos dizer para que esses serviços aconteçam e cheguem a quem realmente precisa”, disse. Como usuária do SUAS, Ivone Cabral ressaltou a importância do atendimento. “É essencial para nós que as pessoas que atende nas Unidades do Governo nos olhem como gente e não como pessoa que recebe um auxílio”, disse.
Logo após a mesa de abertura, os presentes participaram de duas mesas temáticas: A Assistência Social e o SUAS, liderada pela subsecretária de Assistência Social da Sedest, Ana Lígia Gomes e as Ações Locais da Assistência Social e do SUAS, ministrada pela coordenadora do CRAS Brasília, Maria Paula dos Reis.
Na parte da tarde, foram realizados grupos de trabalho para elaborar as propostas das Regiões Administrativas para o SUAS. Na plenária final, foram apreciadas e deliberadas as propostas e também foram eleitos os delegados para a IX Conferência de Assistência Social do Distrito Federal.
As Pré- Conferências são realizadas pelas Sedest junto com o Conselho de Assistência Social (CAS-DF) e têm como objetivo propor avanços no SUAS, avaliar o que foi feito pela Assistência Social em sua cidade e, o mais importante, propor melhorias nos serviços dos CRAS, CREAS, COSES e Transferência de Renda.