(06/06/2012 – 12:50)
No último dia 28 foi realizada a cerimônia de inauguração dos Consultórios para Atendimento aos Servidores da SEDEST. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Administração Pública (SEAP), por meio da Subsecretaria de Saúde, Segurança e Previdência dos Servidores – Subsaúde, resultado da Política Integrada de Atenção à Saúde do Servidor, instituída pelo Decreto nº 33.653.
Localizados na unidade da SEDEST na 515 norte, os consultórios foram preparados para acompanhar a saúde de todos os funcionários da secretaria. O espaço possibilitará a realização de perícia médica, a promoção da saúde e prevenção de acidentes, além de encaminhamentos, quando necessário, à Previdência Social. Aos colaboradores serão ofertados serviços como o Exame Médico Ocupacional Periódico, Avaliação oftalmológica e solicitação de exames de Hemograma completo, glicemia, colesterol total e mamografia para servidoras com mais de 50 anos, entre outros.
“Esse acompanhamento será realizado com base no levantamento de riscos, realizado pelo Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Com base nesses dados, a equipe de Saúde Ocupacional elaborará o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), responsável por solicitar os exames complementares necessários para detecção de possíveis agravos à saúde dos servidores”, esclareceu Luciane Araújo, Subsecretaria de Saúde, Segurança e Previdência dos Servidores.
Para o Secretário Daniel Seidel o espaço atende às reivindicações dos servidores sobre a necessidade de uma atenção maior a saúde. “O serviço social é feito no contato diário com pessoas em condições de vulnerabilidade, em situações de violação de direitos e auxiliar na recuperação de projetos de vida exige muito do servidor. Precisamos acolher os nossos também, promover a saúde física e mental, esse espaço é direito do servidor”, disse.
O projeto de Atenção à Saúde do Servidor na SEDEST foi firmado por meio Acordo de Cooperação Técnica para que as ações possam ocorrer no ambiente laboral. A Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural, a Diretoria Regional de Ensino (DRE) e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) já contam com o serviço de atendimento médico para colaboradores.
Política Integrada de Atenção à Saúde do Servidor
Elaborada por um grupo de trabalho com as Secretarias de Educação e Saúde, IPREV, representantes sindicais, a Política de Atenção à Saúde do Servidor trabalha com a responsabilidade compartilhada entre os órgãos conveniados.
A Política tem como base o tripé: perícia médica oficial, promoção e prevenção e previdência. As diretrizes propostas nesse documento observam as regulamentações da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da Organização Mundial da Saúde (OMS) e os princípios de cientificidade através da análise de pesquisas de Universidades Públicas e da Política de Saúde do Trabalhador do Governo Federal.