Na manhã de hoje (31), o secretário de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda do Distrito Federal, Daniel Seidel, participou da cerimônia de lançamento da Campanha de Prevenção e Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes na BR-040. Na ocasião, foi assinado um Termo de Cooperação Técnica para fortalecimento e efetivação das políticas públicas, entre o GDF e a Prefeitura de Valparaíso, visando o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes naquela região.
Daniel Seidel falou da importância dos representantes das políticas do DF e de Valparaíso se unirem para promover as ações da campanha. “O crime atravessa fronteiras e a proteção social especial também deve ultrapassá-las para que possamos juntos mudar essa lógica perversa de abuso. É muito importante construir uma nova sociedade, com novos valores. E isto só é possível reafirmando a dignidade da pessoa humana, desenvolvendo um trabalho intersetorial, com a seriedade de política de estado promovida e articulada”, reforçou.
A secretária da Criança, Rejane Pitanga, explicou o intuito do projeto. “O objetivo é identificar e incluir as crianças e adolescentes vítimas de exploração e suas famílias nas políticas públicas. Cada parceiro atuará em suas áreas de forma integrada no combate à exploração na BR 0-40. Além disso, estamos distribuindo folders informativos para mobilizar e incentivar a comunidade a combater esse tipo de crime”, relatou.
Assinaram o termo da campanha, coordenada pela Secretaria da Criança e pela prefeitura de Valparaíso, representantes da Secretaria de Educação; da Secretaria de Saúde; da Sedest; de Desenvolvimento da Região Metropolitana; do 1º Distrito Regional da Polícia Rodoviária Federal/DF; além do Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes (Cecria).