As mulheres do Varjão realizaram na última sexta-feira (15) o primeiro desfile do coletivo das “Mulheres do Varjão em Ação”. O evento contou com a presença de familiares e da comunidade do Varjão. O desfile marcou o encerramento do grupo reflexivo que abordou a temática Sustentabilidade e Trabalho, visando à convivência entre mulheres, desenvolvimento de autoestima, compartilhamento de vivências acerca do mundo do trabalho, formação de coletivo e efetivação de trabalhos coletivos, produção coletiva e sustentabilidade no trabalho.
No desfile, as mulheres apresentaram os produtos que desenvolveram no coletivo, colares e sabonetes elaborados com reutilização de materiais descartados.
Ao longo de dois meses, o grupo reflexivo formado por 30 mulheres da comunidade e desenvolvido pela psicóloga do CRAS, Ana Carolina dos Santos Fonseca Boquadi, junto à estagiária de Serviço Social, Maria do Socorro Faria Francisco Passos, se reuniu semanalmente com o coletivo. A formação do grupo foi motivada pela problemática de mulheres que foram trabalhadoras domésticas até os 40 anos e foram expulsas desse ramo pela idade, porém ainda não alcançaram idade para a aposentadoria ou para o Benefício de Prestação Continuada.
Beatriz Pereira da Silva, atendida pelo CRAS Varjão e integrante do projeto, falou da experiência de participar do coletivo e da importância que isso teve para sua autoestima. “Aqui não sou a Bia, a Beatriz ou a tiazona, meu nome aqui é superação. Pela primeira vez minha filha falou com orgulho de mim, mostrando para as amigas o colar que fiz, fruto de minhas mãos, do meu trabalho.”
A psicóloga Ana Carolina informou que o coletivo irá continuar no mês de dezembro, porém iniciando uma nova temática escolhida pelo mesmo: trabalho, cooperativa e inserção produtiva.