A Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos lançou o Portal de Qualificação Profissional no dia 21 de março. Em poucos dias, mais de 5.125 alunos se matricularam em sete cursos oferecidos na primeira fase. Os cursos que mais atraíram foram assistente administrativo, 2.206 alunos, assistente de contabilidade, 779, e de gestão financeira, 569. Os outros quatro cursos em andamento são de Telemarketing, Abrindo um Novo Negócio, Recolocação Profissional e Formação de Preço de Venda. Mais de 300 alunos já imprimiram seus certificados.
O portal pode ser acessado pelos interessados nos primeiros 14 cursos inteiramente gratuitos pelo endereço www.qualifica.trabalho.df.gov.br, diretamente em uma das Agências do Trabalhador ou por meio da Central 156. Além dos sete cursos acima, outros sete já estão sendo oferecidos: Gerenciando Micro e Pequenas Empresas, Microempreendedor Individual (MEI), Auxiliar de Escritório,Planejamento Estratégico, Inglês Básico, Assistente de Marketing e Atendimento ao Público.
Em breve, o Portal Qualifica Mais Brasília oferecerá 21 cursos, que vão de 40 a 160 horas aula O portal tem por objetivo capacitar 10 mil trabalhadores e empreendedores, neste ano, e 15 mil por ano a partir de 2017.
Os cursos iniciais seguem três eixos: “aprenda uma profissão”, que segue a Classificação Brasileira de Ocupação de formação profissional do trabalhador; “atualize seus conhecimentos”, que visa manter o trabalhador no mundo do trabalho; e “seja um empreendedor”, que eleva o grau de conhecimento sobre gestão e negócios empresariais, destinados a empreendedores.
O novo portal permite que o aluno faça o curso de qualquer computador fixo ou por intermédio de dispositivo móvel (tablete e celular) conectado à internet. Os alunos sem acesso à internet podem estudar em laboratórios de computação oferecidos pelo governo de Brasília no Plano Piloto, P Sul, Taguatinga, Varjão, Fábrica Social (Cidade Estrutural), Itapoã e outros locais.