No Distrito Federal, a ação de cadastramento e de atualização cadastral pode ser realizada em um CRAS, Postos Na Hora e Postos do Cadastro Único.
Para ser atendido, a família deve agendar a entrevista pelo telefone 156 ou pelo site https://sistemas2.df.gov.br/Agendamento/. As vagas são disponibilizadas diariamente de forma dinâmica, conforme a capacidade operacional das unidades de atendimento. Nas demais unidades como CREAS, Centros Pop e Unidades de Acolhimento, são realizados o cadastramento e atualização cadastral das famílias atendidas.
Após o cadastramento da família, é importante manter os dados sempre atualizados, pelo menos a cada 24 meses (2 anos). Sempre que mudar algo na família, como nascimento de um filho, mudança de casa, escola ou de trabalho, ou quando alguém deixar de morar na residência, o responsável familiar deve realizar o agendamento para atualização dos dados da família.
Se o cadastro não for atualizado, sua família não pode participar de muitos programas sociais, e se já for beneficiária, pode perder o benefício.