Centro de Referência de Assistência Social – CRAS
Descrição: O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS é uma unidade pública de assistência social, do Sistema Único de Assistência Social, que se destina ao atendimento de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social.
Requisitos: Registro Geral – RG e Cadastro da Pessoa Física – CPF
Forma de Acesso: O CRAS é a porta de entrada para o cidadão acessar a proteção social básica, assim como outras políticas públicas. Dessa forma, o acesso dos indivíduos e famílias ao CRAS pode ocorrer por meio de demanda espontânea ou por encaminhamento de outras políticas públicas. O Distrito Federal possui 32 CRAS, organizados por territórios, prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços do PAIF e SCFV com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.
Público Alvo: Pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social.
Prazo: Variável, de acordo com a demanda e disponibilidade de atendimento.
Prioridades no atendimento: os atendimentos são ordenados automaticamente pelo sistema de gestão de demanda de acordo com a pontuação dos indicativos de vulnerabilidade. As famílias em grave contexto de vulnerabilidade e risco social são atendidas prioritariamente, mas para além das famílias prioritárias, as que não possuem marcadores de prioridade, também tem sua posição na fila para atendimento nas unidades do Cras.
Canais de Comunicação: http://sedes.df.gov.br, Central 156 e telefones CRAS.
Para saber quais são os endereços de atendimento de todos os CRAS do Distrito Federal acesse aqui: http://www.sedes.df.gov.br/cras/
Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS
Descrição: Unidade pública que oferta serviço especializado de proteção e atendimento a famílias e indivíduos (crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, mulheres) em situação de ameaça ou violação de direitos.
Requisitos: Os serviços ofertados nos CREAS são desenvolvidos de modo articulado com a rede de serviços da assistência social, dos órgãos de defesa de direitos e das demais políticas públicas.
Formas de Acesso: O atendimento no CREAS pode se dar por meio de encaminhamento da rede socioassistencial e de outras políticas públicas, dos órgãos de defesa de direitos, bem como, a população pode procurar o serviço diretamente nas unidades.
O Distrito Federal possui 12 CREAS organizados por territórios, além do CREAS Diversidade voltado especificamente para atender situações de discriminação, por orientação sexual, identidade de gênero, raça, etnia ou religiosidade.
Público Alvo: Pessoas em situação de ameaça ou violação de direitos.
Prazo: Variável, de acordo com a demanda e disponibilidade de atendimento.
Canais de Comunicação: Os atendimentos estão sendo realizados por teleatendimento pelos telefones dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social – CREAS
Para saber mais acesse: http://www.sedes.df.gov.br/protecao-e-atendimento-especializado/
Para saber quais são os endereços de atendimento de todos os CREAS do Distrito Federal acesse aqui: http://www.sedes.df.gov.br/protecao-e-atendimento-especializado/
Centros POP
Descrição: Unidade pública que oferta serviço especializado para as pessoas em situação de rua. São ofertados atendimentos individuais e coletivos, oficinas, atividades de convívio e socialização, além de ações que incentivem o protagonismo e a participação social das pessoas em situação de rua.
O Centro Pop é um espaço de referência para o convívio social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. Funciona como ponto de apoio para guarda de pertences, higiene pessoal, alimentação (café da manhã, almoço e lanche) e provisão de documentação, além de informar, orientar sobre os direitos e o acesso a benefícios Socioassistencias.
Requisitos: Registro Geral – RG e Cadastro da Pessoa Física – CPF
Formas de acesso: Centro Pop de Taguatinga e Centro Pop de Brasília
Público Alvo: Pessoas jovens, adultas, idosas e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência; Crianças e adolescentes em situação de rua podem ser atendidos no Centro Pop somente quando estiverem acompanhados de familiares ou responsáveis
Prazo: Variável, de acordo com a demanda e disponibilidade de atendimento.
Canais de Comunicação: Centro POP Taguatinga e Centro POP Brasília
Para saber mais acesse: http://www.sedes.df.gov.br/centro-pop/
Centro de Convivência
Descrição: Unidade pública de assistência social que se destina ao atendimento de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, que é um serviço da política pública de assistência social, do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, e tem por objetivo estimular a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva, de forma a promover o respeito às diferenças, a colaboração, o autoconhecimento, a autoconfiança e a cidadania, além de fortalecer os vínculos com a família e comunidade.
Requisitos: Estar sendo acompanhada pelo CRAS ou CREAS
Formas de acesso: Acesso ao SCFV por meio do CRAS de referência do território.
Público Alvo: O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos se organiza em grupos, por faixa etária, com o objetivo de garantir o desenvolvimento das atividades de acordo com as necessidades de cada fase de vida:
• Crianças e adolescentes de 6 a 15 anos;
• Adolescentes de 15 a 17 anos – Programa Caminhos da Cidadania;
• Jovens de 18 a 29 anos;
• Adultos de 30 a 59 anos;
• Idosos a partir de 60 anos
Prazo: Variável, de acordo com a demanda e disponibilidade de atendimento.
Canais de Comunicação: Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – CECON, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18 horas.
Para saber quais são os endereços de atendimento de todos os Centros de Convivência do Distrito Federal acesse aqui:
Para saber mais acesse: http://www.sedes.df.gov.br/cecon/
Atualizado em 01/2021