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3/07/20 às 20h36 - Atualizado em 28/04/22 às 15h07

Cadastro Único

Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal- CadÚnico

 

ATENDIMENTO SUSPENSO DEVIDO À PANDEMIA COVID 19

 

Descrição: O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda. E constitui-se em importante ferramenta de apoio à formulação e à implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria de vida dessas famílias, na medida em que reúne um conjunto de dados que permite aos gestores o conhecimento dos riscos e das vulnerabilidades a que a população pobre e extremamente pobre está exposta.

 

Requisitos: Para qualquer tipo de atualização no cadastro (endereço, mudança de escola, alteração na composição familiar com inclusão; exclusão de membro) a família deverá comparecer no ato da entrevista com todos os documentos listados:

 

Responsável Familiar – RF: (Cadastro da Pessoa Física – CPF e Título de Eleitor; Comprovante de Residência; Carteira de Trabalho; Registro Geral – RG)

Outros Membros Maiores de 18 Anos: (Cadastro da Pessoa Física – CPF; Título de Eleitor; Certidão de Nascimento / Casamento; Registro Geral – RG)

Outros Membros Menores de 18 Anos: (Certidão de Nascimento; Registro Geral -RG; Cadastro da Pessoa Física CPF; Comprovante de Matrícula Escola – quando estudar.)

 

Documentos que demonstrem o endereço e os rendimentos, como contas de água, luz ou telefone, carteira de trabalho ou contracheque; Comprovante de matrícula escolar das crianças e adolescentes até 17 anos. Se não tiver o comprovante, o RF (responsável familiar) deve informar o nome da escola de cada criança ou jovem.

 

– Os documentos apresentados devem ser originais, uma vez que a unidade não retém cópia da documentação apresentada. 

– Caso haja na família pessoa com necessidade especial, é necessário apresentar laudo médico especificando o tipo de necessidade especial.

 

Observação: É importante destacar que a ausência dos documentos dos membros no ato da entrevista poderá acarretar na não realização da entrevista, pois independente do motivo da atualização da família é realizado nova entrevista que confirmará todos os dados, desde o endereço, o número de membros até as informações de cada membro da família. Por este motivo, deverá levar todos os documentos necessários para evitar novo agendamento.

 

Formas de acesso: Agendamento para atendimento no Centro de Referência de Assistência Social –CRAS, por meio da Central telefônica 156, opção http://sistemas.sedestmidh.df.gov.br/agendamentoweb/usuarioSuas/ConsultaUsuario
Atendimento no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, conforme agendamento, paraverificar o motivo do bloqueio,
suspensão ou cancelamento do Bolsa Família.

Público Alvo: Famílias de baixa renda aquelas que possuem renda mensal por pessoa (renda per capita) de até meio salário mínimo (R$550,50) ou renda familiar total de até três salários mínimos

(R$ 3.300,00).

 

Prazo: para execução do serviço: Variável conforme a complexidade dos casos, adesão do indivíduo/família ao atendimento, efetividade das ações intersetoriais e metodologia de atendimento.

 

Canais de Atendimento: 156, opção 2

 

Quais benefícios podem ser acessados pelo CadÚnico?

 

Programa Auxílio Brasil

Programa Casa Verde e Amarela

Bolsa Verde – Programa de Apoio à Conservação Ambiental

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – Peti

Fomento – Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais

– Carteira do Idoso;

– Aposentadoria para pessoa de baixa renda;

– Programa Brasil Carinhoso;

– Programa de Cisternas;

– Telefone Popular;

– Carta Social;

– Pro Jovem Adolescente;

– Tarifa Social de Energia Elétrica;

– Isenção de Taxas em Concursos Públicos

 

Para saber mais acesse: http://www.sedes.df.gov.br/cadastro-unico/

 

 

 

 

 

 

Atualizado em 09/2020

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