ATENDIMENTO SUSPENSO DEVIDO À PANDEMIA COVID 19
Descrição: O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda. E constitui-se em importante ferramenta de apoio à formulação e à implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria de vida dessas famílias, na medida em que reúne um conjunto de dados que permite aos gestores o conhecimento dos riscos e das vulnerabilidades a que a população pobre e extremamente pobre está exposta.
Requisitos: Para qualquer tipo de atualização no cadastro (endereço, mudança de escola, alteração na composição familiar com inclusão; exclusão de membro) a família deverá comparecer no ato da entrevista com todos os documentos listados:
Responsável Familiar – RF: (Cadastro da Pessoa Física – CPF e Título de Eleitor; Comprovante de Residência; Carteira de Trabalho; Registro Geral – RG)
Outros Membros Maiores de 18 Anos: (Cadastro da Pessoa Física – CPF; Título de Eleitor; Certidão de Nascimento / Casamento; Registro Geral – RG)
Outros Membros Menores de 18 Anos: (Certidão de Nascimento; Registro Geral -RG; Cadastro da Pessoa Física CPF; Comprovante de Matrícula Escola – quando estudar.)
Documentos que demonstrem o endereço e os rendimentos, como contas de água, luz ou telefone, carteira de trabalho ou contracheque; Comprovante de matrícula escolar das crianças e adolescentes até 17 anos. Se não tiver o comprovante, o RF (responsável familiar) deve informar o nome da escola de cada criança ou jovem.
– Os documentos apresentados devem ser originais, uma vez que a unidade não retém cópia da documentação apresentada.
– Caso haja na família pessoa com necessidade especial, é necessário apresentar laudo médico especificando o tipo de necessidade especial.
Observação: É importante destacar que a ausência dos documentos dos membros no ato da entrevista poderá acarretar na não realização da entrevista, pois independente do motivo da atualização da família é realizado nova entrevista que confirmará todos os dados, desde o endereço, o número de membros até as informações de cada membro da família. Por este motivo, deverá levar todos os documentos necessários para evitar novo agendamento.
Formas de acesso: Agendamento para atendimento no Centro de Referência de Assistência Social –CRAS, por meio da Central telefônica 156, opção http://sistemas.sedestmidh.df.gov.br/agendamentoweb/usuarioSuas/ConsultaUsuario
Atendimento no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, conforme agendamento, paraverificar o motivo do bloqueio,
suspensão ou cancelamento do Bolsa Família.
Público Alvo: Famílias de baixa renda aquelas que possuem renda mensal por pessoa (renda per capita) de até meio salário mínimo (R$550,50) ou renda familiar total de até três salários mínimos
(R$ 3.300,00).
Prazo: para execução do serviço: Variável conforme a complexidade dos casos, adesão do indivíduo/família ao atendimento, efetividade das ações intersetoriais e metodologia de atendimento.
Canais de Atendimento: 156, opção 2
Quais benefícios podem ser acessados pelo CadÚnico?
– Programa Casa Verde e Amarela
– Bolsa Verde – Programa de Apoio à Conservação Ambiental
– Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – Peti
– Fomento – Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais
– Carteira do Idoso;
– Aposentadoria para pessoa de baixa renda;
– Programa Brasil Carinhoso;
– Programa de Cisternas;
– Telefone Popular;
– Carta Social;
– Pro Jovem Adolescente;
– Tarifa Social de Energia Elétrica;
– Isenção de Taxas em Concursos Públicos
Para saber mais acesse: http://www.sedes.df.gov.br/cadastro-unico/
Atualizado em 09/2020